Você sabe o que é um Modelo de Negócio?

Você sabe o que é um Modelo de Negócio?

O conceito de modelo de negócio é usado para caracterizar diferentes aspectos do ambiente corporativo, desde a concepção de uma empresa ao seu reposicionamento no mercado. Ele é o desenho da estrutura empresarial por meio do qual a organização pretende criar e entregar valor e garantir seu fluxo de capital no longo prazo.

 

Um modelo de negócio, portanto, precisa incluir: proposta de valor, definição do público-alvo, estrutura de custo, capacidade de produção, rede de parceiros, canais de venda e distribuição e expectativas de receitas e lucratividade.

 

A partir do modelo de negócio, o empreendedor tem os fundamentos necessários para fazer o alinhamento entres os níveis operacional, tático e estratégico do negócio e nortear a criação das metas de curto, médio e longo prazos da empresa.

 

O modelo de negócio pode ser desenvolvido por meio de diferentes ferramentas, das quais o Canvas é uma das mais conhecidas. Trata-se de um mapa de nove blocos, pré-formatado em uma única página, cujo propósito é responder a quatro perguntas centrais da empresa: como, o que, para quem e quanto para os seguintes tópicos:

 

  1. Proposta de valor: o que a empresa pretende oferecer que agregue valor ao cliente;

 

  1. Segmento de clientes: qual o público-alvo a empresa pretende alcançar;

 

  1. Canais: como o cliente comprará e receberá o produto/serviço oferecido pela empresa;

 

  1. Relacionamento: quais são as estratégias de relacionamento da empresa com seu cliente;

 

  1. Atividade-chave: o que é preciso fazer para entregar a proposta de valor ao cliente;

 

  1. Principais recursos: quanto de investimento será necessário para tirar o projeto do papel;

 

  1. Parcerias principais: quais atividades podem ser terceirizadas, buscando o aumento da eficiência operacional;

 

  1. Fontes de receita: como a empresa pretende faturar e lucrar a partir da proposta de valor;

 

  1. Estrutura de gastos: quais são os principais custos e despesas inerentes ao funcionamento da empresa.

 

Tirar todas estas informações “da cabeça” e colocá-las em um papel, computador ou celular, ajudam e muito, a visualizar o plano geral de seu futuro negócio e entender sua viabilidade e principais obstáculos.

 

É fundamental também, ter ao seu lado profissionais qualificados e experientes para a modelação do negócio, sobretudo na interpretação dos números. Nesse aspecto, a assessoria de um contador experiente, tem papel central, não apenas nos trâmites burocráticos junto aos órgãos governamentais, como também na definição da estrutura de custos, planejamento tributário e outras etapas que fazem parte do processo.

 

Caso tenha acesso também, conversar com profissionais que já atuam na área que deseja ingressar, pode ser uma boa alternativa para descobrir a qualidade do seu modelo, o quão próximo está da realidade e qual o tamanho dos obstáculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.