A contabilidade do futuro: tecnologia e agilidade

A contabilidade do futuro: tecnologia e agilidade

O futuro da contabilidade é um tema que tem sido palco de diversas discussões. Muitas pessoas acreditam que o papel do contador será substituído, muito em breve, pelos algoritmos e pela inteligência artificial. Entretanto, sabemos que a profissão sempre se adaptou ao mercado de trabalho e às mudanças tecnológicas.

A tendência natural é que cada dia que se passa, os processos fiquem mais automatizados. Porém, dependerá de um profissional por trás disso tudo, para validar os dados processados. Isso quer dizer que a tecnologia servirá como uma forma de agilizar os processos, mas não substituirá a ação humana dos profissionais contábeis.

Nesse cenário, o contador não deve saber apenas de legislação e cálculos. Ele precisa ter conhecimentos de tecnologia, para ter uma visão ampliada do negócio do cliente. 

Entenda a contabilidade do futuro

Já passou o tempo em que apenas os livros e a calculadora acompanhavam o profissional contábil. Obviamente, conhecer as teorias e técnicas do ramo é indispensável mas, além disso, usar os recursos da tecnologia tornou-se um grande diferencial nos resultados.

Segundo o consultor Reinaldo Luiz Lunelli:

“hoje, com a internet cada vez mais consolidada dentro das organizações, este processo tornou-se muito mais ágil e prático. Basicamente todas as obrigações acessórias das entidades podem ser cumpridas através de programas de processamento de dados que tratam as informações e as remetem ao órgão competente. É claro que com isto, a fiscalização também ganhou agilidade.”

Uma das ferramentas mais interessantes quando falamos sobre a tecnologia na contabilidade é, com certeza, a computação em nuvem. Com ela, é possível fazer a autenticação e o armazenamento de Balanços, Livros Diários, Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), Documento Auxiliar de Nota Fiscal (Danfe) e de outras obrigações. Além disso, com os arquivos XML, os documentos podem ser acessados em diversos sistemas. Essa iniciativa torna o serviço mais ágil e facilita a fiscalização, agregando maior transparência ao trabalho.

Outra ponto interessante é o uso de sistemas de gestão. Eles proporcionam uma visão ampla dos custos, bem como dos rendimentos obtidos nos diversos setores de uma organização. Assim, a análise de patrimônio e de finanças pode se tornar mais estratégica.

Agilidade em primeiro lugar

Com o passar dos anos, a eficiência e agilidade dentro das organizações se tornou crucial para o aumento da competitividade empresarial. Na contabilidade não é diferente, pois através das novas tecnologias os processos que antes eram demorados se tornaram mais ágeis e inteligentes.

A contabilidade do futuro traz algumas tendências para facilitar e automatizar processos e atividades que antes eram feitas manualmente. Um bom exemplo disso são os softwares conectados entre empresas e escritórios de contabilidade, para recebimento de documentação automaticamente.

Além disso, as novas ferramentas online como emissores e portais que recebem e geram notas fiscais, buscam unir a contabilidade e a gerência da empresa através de uma comunicação ágil e em tempo real.

A contabilidade consultiva

Em um futuro não tão distante, o trabalho do contador será muito mais do que relacionado a questões burocráticas e tributárias. A ideia é que o contador trabalhe juntamente com o empresário buscando relacionar as dores do mesmo, diagnosticando e propondo soluções.

O ideal é proporcionar um atendimento personalizado, para criar uma relação de confiança com o cliente. É essencial ter todas as informações das pessoas e empresas para as quais se presta serviços. Assim, o profissional tem mais chances de atender às demandas com eficiência e de conquistar credibilidade e respeito.

Foco na comunicação

A comunicação direta com o cliente já é utilizada por muitos contadores. Na contabilidade do futuro, o trabalho do contador deverá ter foco no cliente e em seus resultados, por isso a comunicação deve ser muito bem trabalhada.

Nesse ponto, vale ressaltar que agilidade na comunicação deve ser praticada por escritórios de contabilidade ou por contadores independentes dentro das empresas. O maior objetivo é facilitar a comunicação entre contador e empresário, visando melhorar a qualidade do serviço e, consequentemente, seus resultados.

Não há dúvida de que os profissionais mais adaptados à contabilidade do futuro têm mais condições de se destacar no mercado contábil. Isso porque os clientes desejam serviços mais personalizados e eficientes.

Mas na prática, como é aplicada a Contabilidade do Futuro? 

Ela está mais perto e é mais simples do que você imagina. Com o Portal Consyste você pode o controlar e gerenciar documentos NF-e, NFC-e, NFS-e, CT-e e CT-e OS. Além disso, todo esse gerenciamento é armazenado na nuvem, para que você possa utilizar em qualquer lugar e a qualquer momento.

É a contabilidade do futuro no seu presente!

Saiba mais clicando nesse link e entre em contato conosco!

Envie seu comentário