Software em nuvem: o que é e quais os seus benefícios

Software em nuvem: o que é e quais os seus benefícios

A computação em nuvem, conhecida como cloud computing, tem sido uma das ferramentas que impulsionaram a revolução na era digital. Hoje, sem dúvida, para se ter uma boa gestão e eficiência organizacional é necessário investir em tecnologias, como softwares em nuvem, que facilitem as rotinas na empresa.

 

Nessa nova era, os softwares em nuvem impulsionam atitudes inovadoras dentro de uma empresa e, em certos casos, podem ser considerados como um primeiro passo para constituir uma benéfica cultura de inovação organizacional. Empresas de todos os tamanhos estão levando cada vez mais os processos de negócios para a nuvem.

 

Mas algumas dúvidas ainda assolam o dia a dias da pessoas em relação a esse tema, afinal o que quer dizer um software em nuvem e quais os seus benefícios? Vamos falar mais sobre neste artigo.

 

O que quer dizer um software em nuvem?

 

O software na nuvem é uma tecnologia se utiliza de serviços de hospedagem avançada de software pela internet. Isso não inclui apenas servidores, mas também banco de dados, softwares de infraestrutura, rede e segurança.

 

Essa tecnologia permite que os dados e informações da empresa possam ser compartilhados em diversas máquinas e acessados ao mesmo tempo por diversas pessoas. 

Além disso, facilita no dia a dia no momento em que pode ser acessado de dispositivos móveis e outras plataformas.

 

Quais os benefícios de usar um software em nuvem?

 

Investir em uma solução na nuvem agrega novos valores às empresas que podem operar em tempo real, compartilhando informações com eficiência e segurança entre funcionários e colaboradores. A agilidade e a possibilidade de acessar informações em tempo real não são tudo que o cloud computing pode proporcionar.

 

Os principais benefícios, a curto prazo, são: 

  1. Maior potencial analítico e agilidade nas bases de dados de aplicações de negócios para adicionar;
  2. Possibilidade de comparação e avaliação de inúmeros possíveis cenários e informações dentro da empresa;
  3. Acessos através de dispositivos móveis para detectar mudanças, acessar e compartilhar informações onde quer que os colaboradores estejam;
  4. Custo reduzido por conta de não precisar de servidores e data centers;
  5. Segurança dos dados armazenados;
  6. Flexibilidade nas atividades e;
  7. Aumento da produtividade organizacional.

No longo prazo, um dos principais benefícios é a vantagem competitiva gerada a partir de uma maior sinergia de comunicação e informações dentro da empresa.

 

Nos dias atuais, não existe mais espaço para desperdício de tempo e recursos. Assim, substituir softwares que requerem instalação, ou contratação de data centers, por softwares em nuvem é tarefa de qualquer empresa que pretende alcançar eficiência.

 

Sendo assim, não deixe de contar com essa tecnologia no seu negócio, conheça o Portal Consyste, um software 100% em nuvem que facilita a gestão fiscal do seu negócio e melhora a sinergia e o acesso às informações fiscais e financeiras de sua empresa. 

Envie seu comentário