CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, um código definido pela Comissão Nacional de Classificação (Concla), órgão vinculado ao IBGE. Caso queira abrir uma empresa de prestação de serviços na área, é necessário escolher pelo menos um CNAE serviços administrativos.
Uma empresa com CNAE de serviços administrativos em geral atua pelo modelo B2B (Business to Business), mas pode prestar serviços também para pessoas físicas (B2C). As opções de CNAE serviços administrativos para quem planeja abrir uma empresa no segmento são: 8211-3/00: Serviços combinados de escritório e apoio administrativo e 8219-9/99: Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente.
Via de regra, a abertura deve seguir os seguintes passos:
- Escolha da natureza jurídica entre Empresário Individual, Sociedade Limitada ou Sociedade Limitada Unipessoal;
- Definição do porte da empresa, como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), que podem aderir ao Simples Nacional;
- Consulta prévia do nome empresarial e do endereço da empresa por meio da Redesim;
- Preenchimento dos dados no Coletor Nacional Redesim;
- Solicitação do registro na Junta Comercial e das inscrições tributárias (federal e municipal);
- Solicitação dos licenciamentos necessários.
Caso a empresa com CNAE de serviços administrativos faça parte do Simples Nacional, a tributação ocorrerá conforme o Anexo III com alíquotas variando de 6% a 33% sobre a receita bruta.
Dica importante é investir em ferramentas que automatizam processos e otimizam rotinas para que seja priorizada a gestão do seu negócio. Conheça como a Consyste pode ajudar neste processo clicando aqui.