Dicas para abrir seu próprio escritório de contabilidade

Dicas para abrir seu próprio escritório de contabilidade

Iniciar um negócio é uma ideia que permeia a mente de centenas de contadores. Porém, na grande maioria das vezes há inúmeros desafios pela frente: a falta de recursos, iniciar uma carteira de clientes, custeio de infraestrutura, sistemas e funcionários, entre outros.

 

Com a chegada da pandemia, as rotinas profissionais e pessoais foram drasticamente alteradas, por um período. Algumas destas mudanças, entretanto, vieram para ficar. Podemos dar o exemplo do trabalho remoto. Muitas pessoas apresentavam grande resistência para o modelo de trabalho remoto, ou para a aceitação de reuniões virtuais. 

 

Atualmente muitas destas barreiras foram derrubadas, estreitando, de certa forma, a relação das pessoas à distância. Aproveitando esse gancho, empreendedores entusiastas, mesmo que com poucos recursos, podem dar o primeiro passo iniciando seu próprio negócio dentro de casa.

 

Separamos aqui algumas dicas para você, que deseja iniciar seu negócio, mas ainda se sente inseguro, tem muitas dúvidas ou está com pouco dinheiro.

 

Divulgação

 

Não é segredo algum que, nos dias de hoje, qualquer um pode gratuitamente divulgar seus próprios serviços em redes sociais, para sua rede de contatos. Contando ainda com o auxílio de colegas e familiares, para o compartilhamento destas publicações, o público atingido pode ser na casa dos milhares.

 

Não é necessário muitas coisas, nem uma equipe de marketing ou de produções audiovisuais. Utilizando apenas seu celular, e gravando vídeos curtos informativos ou divulgando seu trabalho e sua empresa, você poderá captar  alguns clientes para dar início ao seu negócio.



Local / Infraestrutura

 

A peça fundamental para um escritório contábil é justamente o contador. Logo, para quem deseja iniciar seu negócio com poucos recursos, não se faz mais necessário a aquisição ou locação de um espaço físico. Com o advento da tecnologia, temos às mãos todos os recursos necessários para trabalho e comunicação com nossos clientes, ou demais colaboradores, de forma totalmente digital.

 

Dessa forma, não se faz necessário incorrer com todos os gastos envolvidos na manutenção de uma estrutura comercial, além de romper as barreiras de atender apenas clientes locais. Estando alocado e focado em um atendimento virtual de qualidade, possibilita-se o atendimento de empresas localizadas em qualquer local do país.



Eficiência e Sistemas

 

Há diversos sistemas digitais à disposição, para todos os segmentos do mercado. Existem sistemas para gerenciamento da agenda, para geração de relatórios diversos, para geração de faturas e notas fiscais, por exemplo.

 

Um exemplo de otimização contábil via sistemas: nós da Consyste oferecemos a solução para buscar, validar e custodiar de forma segura e eficaz todos os documentos fiscais eletrônicos de seus clientes. Dessa forma, evitando “dores de cabeça” no fim do mês, ao solicitar toda a movimentação aos seus clientes, ou correndo o risco de “deixar passar” algum documento em suas escriturações ou apuração das contribuições.

 

A Consyste apoia seus parceiros na superação de barreiras, trazendo soluções totalmente em nuvem, descomplicada e acessível para os pequenos negócios.

 

Conclusão

 

Com muito esforço, dedicação e utilizando a tecnologia a seu favor, qualquer contador pode dar início ao seu próprio negócio. A contabilidade é uma área imprescindível para qualquer empresa, e sempre haverá demanda no mercado de profissionais competentes e dispostos a prestar um atendimento de qualidade. Utilize essas dicas, tire seu projeto do papel e conte conosco nessa jornada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.