Em virtude da pandemia do novo Coronavírus, tornou-se possível validar o certificado digital de pessoas físicas e jurídicas sem a necessidade de comparecer presencialmente em um local de atendimento.
O processo é realizado por meio de vídeo, de forma prática, rápida e segura, onde o Agente de Registro faz a confirmação da identidade do titular.
Saiba como se beneficiar dessa facilidade e emitir seu certificado digital.
Requisitos para a videoconferência:
A videoconferência é realizada por computador ou smartphone, que tenham webcam, microfone e acesso à internet;
Navegadores aptos: Google Chrome e Internet Explorer 11;
Utilizar um e-mail de uso exclusivo do titular responsável. Caso esteja em nome de terceiros, não será aceito no processo de validação;
O titular responsável deverá apresentar o documento de identidade junto ao seu rosto, de modo que seja possível confirmar a documentação e sua fisionomia;
Estar em um local com boa iluminação e fundo claro e neutro. Não utilizar acessórios que possam dificultar a identificação, como óculos escuros e chapéu.
Emissão com base biométrica
Permite a emissão do certificado para titulares requerentes que tenham suas biometrias já cadastradas em algum PSBIO.
Emissão primária
Permite a emissão do primeiro certificado via videoconferência para titulares requerentes que não possuem cadastro biométrico no PSBIO. No entanto, para esta validação o titular requerente deve ter o cadastro na base da CNH (Cadastro Nacional de Habilitação) do Datavalid (Base Oficial Nacional).
O requerente deverá enviar previamente, por meio eletrônico, os documentos de identificação exigidos, que irão compor o dossiê;
Certificados de pessoas físicas poderão ainda conter a inclusão de documentos opcionais como PIS, NIT, CEI, CAEPF, Título de Eleitor e outros, desde que todos os
documentos apresentados contenham a autenticação do órgão emissor;
O agente de registro, encaminhará por e-mail uma via do termo de titularidade ao titular responsável, após o término da validação.
Para ter acesso a todos os detalhes do processo, consulte a Instrução Normativa Nº 5, de 22 de fevereiro de 2021. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), estabeleceu os procedimentos da emissão de certificado digital por meio da videoconferência para pessoa física ou jurídica.
A Consyste é uma Autoridade de Registro, autorizada a emitir certificados digitais no Brasil. Em parceria com a Valid, Autoridade Certificadora, estamos de acordo com as normas de segurança e criptografia da ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Seguimos uma cadeia hierárquica de confiança, que viabiliza a emissão de Certificados Digitais para identificação virtual do cidadão.
Trabalhamos com diversos tipos de certificados para pessoas físicas e empresas.
Nossa seriedade e experiência tornam o processo de certificação simples e muito seguro.
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