Mais importante do que quanto tempo demora para abrir uma empresa, é conhecer todas as etapas para não correr o risco de atrasar o processo. A abertura de uma empresa, considerado todo o processo, desde a emissão dos documentos até o registro, pode demorar de 30 a 45 dias.
Olhando apenas o processo de registro, excluindo o tempo gasto com a documentação, a média brasileira é de 1 dia e 7 horas.
Em relação aos documentos necessários, temos o Contrato Social que é o registro da empresa perante as autoridades que, em média, demora 7 dias após registro na Junta Comercial do município. Nele constará o segmento de atuação, as atividades da empresa, quantia inicial para abertura do negócio, o nível de responsabilidade de cada sócio, o nome fantasia e as cópias do comprovante de endereço e do IPTU do local onde a empresa será instalada.
Na Junta Comercial acontece a emissão do Número de Identificação do Registro da Empresa (NIRE), que deverá ser usado no pedido de emissão do CNPJ na Receita Federal. Neste momento, é exigido o Contrato Social com a descrição do tipo de sociedade, RG e CPF, requerimento padrão da Junta Comercial, ficha de Cadastro Nacional e comprovante de pagamento das taxas de abertura sendo que tal etapa geralmente pode ser completada em 7 dias.
Após a emissão do NIRE, é necessário registro do CNPJ perante a Receita Federal. O envio pode ser feito pelos Correios ou entregue diretamente na Receita sendo este último mais célere. Ato contínuo, é a vez de se obter o alvará que nada mais é que uma licença para abrir as portas obtida na Prefeitura ou no órgão municipal responsável e que pode levar até 30 dias para emissão.
A Inscrição Estadual registra seu negócio como contribuinte do ICMS e deve ser feita na Secretaria da Fazenda. Ela só é obrigatória para empresas que pagam esse imposto, como lojas (físicas e virtuais) e empresas de transporte. Em alguns estados, a Inscrição pode ser obtida com o CNPJ, o que adianta bastante a abertura da empresa já que este registro costuma demorar cerca de 3 dias até ser efetivado.
O processo de abertura de uma empresa é uma etapa complexa e burocrática. Não dar a devida atenção para esta etapa pode atrasar a abertura da empresa gerando custos adicionais e perda de precioso tempo dos empreendedores.