Boa parte dos micro e pequenos empresários acumulam dívidas advindas da pandemia da Covid-19. É possível fazer o parcelamento do Simples Nacional em 2022 já que o prazo para renegociação foi estendido pelo Governo Federal até o dia 31 de outubro às 19h.
Existem duas possibilidades do empreendedor parcelar as dívidas do Simples Nacional: a primeira via Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes do Simples Nacional (PERT-SN) e a outra pelo Programa de Regularização.
O PERT-SN inclui apenas as dívidas de um determinado período, tem prazo para ingresso e as regras podem variar de uma campanha a outra. Em 2022, é possível pagar uma entrada de 1% do valor e parcelar em até 57 meses, com descontos de até 40% sendo que essa negociação só é permitida para aqueles que têm um débito igual ou inferior a 60 salários-mínimos.
Já o Programa de Regularização, é oferecido um desconto de até 100% dos juros, multas e encargos legais. O prazo para que a empresa quite suas pendências é de até 120 meses, com a entrada de 1% do valor total em aberto, com parcelas de até 8 meses.
Para aderir à renegociação, basta acessar o site Regularize, clicar no menu “Negociar dívida” e depois na opção “Acesso ao sistema de negociações” e escolher a modalidade e suas instruções no site.