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Preparar e apresentar relatórios financeiros para a administração, investidores e órgãos reguladores é uma tarefa essencial para garantir a transparência e a prestação de contas de uma empresa, além de possibilitar o estudo de cenários para tomada de decisão de forma estratégica e assertiva. Aqui estão alguns passos importantes para fazer isso de forma eficaz:
Definir o escopo dos relatórios
Identifique quais informações são necessárias para cada público-alvo (administração, investidores, órgãos reguladores). Os relatórios podem incluir:
Coletar e organizar os dados financeiros
Reúna todas as informações contábeis relevantes, certifique-se de que os registros estejam precisos e atualizados. Organize os dados de forma clara e coerente para facilitar a análise e interpretação. Nesse ponto todo o suporte tecnológico é sempre bem vindo para agilizar o processo e mitigar a possibilidade de erros.
Elaborar as demonstrações financeiras
Com base nos dados coletados, prepare as demonstrações financeiras de acordo com as normas contábeis e regulamentações vigentes. Garanta que as informações sejam apresentadas de maneira compreensível e objetiva.
Incluir notas explicativas
As notas explicativas são essenciais para fornecer detalhes adicionais e esclarecer as informações nas demonstrações financeiras. Elas ajudam a contextualizar os números, explicar políticas contábeis e fornecer informações importantes que não estão diretamente nas demonstrações.
Revisar e auditar
Antes de apresentar os relatórios, certifique-se de que foram revisados por profissionais contábeis qualificados. Se aplicável, considere realizar uma auditoria externa para aumentar a confiabilidade dos relatórios, especialmente para investidores e órgãos reguladores.
Adaptar a linguagem ao público-alvo
Ao apresentar os relatórios, adapte a linguagem e o nível de detalhes para cada público. Explore ferramentas como Power Point e o PowerBI usando gráficos e cards para ilustrar as informações de forma mais amigável. A administração pode precisar de informações mais detalhadas, enquanto investidores e órgãos reguladores podem requerer uma visão mais geral com foco nos principais indicadores financeiros.
A Consyste, por exemplo, permite a exportação de dados personalizados baseados nos documentos fiscais eletrônicos (DF-e) que podem ser inseridos em ferramentas como o PowerBI para gerar relatórios de grande valor gerencial.
Estabelecer um canal de comunicação
Mantenha uma linha de comunicação aberta com a administração, investidores e órgãos reguladores para esclarecer dúvidas e fornecer informações adicionais, se necessário.
Autenticidade dos Dados
Lembrando que a preparação e apresentação de relatórios financeiros são tarefas importantes e exigem conhecimentos contábeis e de conformidade regulatória. É fundamental contar com profissionais qualificados para garantir a precisão, transparência e conformidade desses relatórios. A vantagem de usar uma ferramenta como a Consyste é que podem ser gerados diversos relatórios gerenciais para tomada de decisões, com a confiabilidade dos documentos fiscais eletrônicos.
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