Novo golpe avisa sobre valores pendentes no Sistema Valores a Receber e cobra taxa para enviar saque

Com mais de R$ 7 bilhões ainda ‘esquecidos’ em bancos e instituições financeiras, golpistas têm usado de maneira fraudulenta o nome de uma empresa de consultas de crédito para tirar dinheiro de quem acredita ter quantias “esquecidas” no Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central (BC). 

 

Os criminosos realizam a fraude ao cobrar uma taxa de R$ 97,00 para a realização do saque. Os golpistas entram em contato com as vítimas enviando um link falso da empresa de consultas de crédito Brasil Consultas. Eles argumentam que existe um valor esquecido a ser retirado pela vítima e que, para a transação ser efetuada, é necessário o pagamento da “taxa de saque”.

 

Para alertar sobre o golpe, a Brasil Consultas publicou um comunicado nas redes sociais em que afirma não ter nenhuma relação com o caso. Além de usar o nome da empresa, o site fraudulento ainda usa o nome “Gov.br” no fim da página para tentar dar alguma credibilidade à prática.

 

Para evitar mais vítimas desse golpe, a recomendação é prestar atenção no site antes de colocar qualquer dado ou fazer algum pagamento, pesquisar antes de fornecer alguma informação e antes de fazer o download, além de utilizar uma boa solução de segurança.

 

Nós da Consyste entendemos que alertar nossos parceiros é uma das formas de apoiar nossos parceiros de negócios.