Novas normas de contabilidade: o que deve mudar na demonstração financeira das empresas

O Conselho Internacional de Normas de Contabilidade (IASB, na sigla em inglês) anunciou que terminou trabalhos técnicos em dois novos projetos de normas internacionais de contabilidade.

 

O primeiro projeto foi criado para substituir a norma IAS 1, que rege apresentação de demonstração financeiras, e tem como objetivo melhorar a qualidade e clareza das informações prestadas pelas companhias.

 

Segundo o IASB, o objetivo da norma é aumentar a confiabilidade dos resultados das companhias, melhorando a transparência da performance financeira, aumentando comparabilidade e, em última instância, aumentando fluxos de capital.

 

O segundo projeto reduz requisitos de divulgação para empresas subsidiárias que não têm papéis negociados em mercado público. A norma vai garantir que essas empresas utilizem regras IFRS, mas usando mais informações das controladoras.

 

Os projetos, que devem ser publicados na primeira metade de 2024, agora entram em fase de redação, revisão e aprovação para garantir que atendam plenamente às decisões do IASB. A previsão do conselho é que elas entrem em vigor em 2027.

 

A Consyste se mantem atenta as alterações para apoiar empresas e departamento contábeis nas adequações necessárias.