Ministério do Empreendedorismo anuncia mudanças significativas no registro empresarial

Na última semana, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte anunciou mudanças significativas nas regras de registro empresarial e integração.

 

Destacam-se as medidas que deixam o processo de registro mais transparente e possibilitam uma melhor interpretação do ato normativo, bem como desburocratizar, uniformizar e simplificar os procedimentos para serem arquivados e autenticados no âmbito das Juntas Comerciais.

 

Além disso, uma outra mudança é na dispensa de exigência de autenticação de documentos de envio ao DREI, para instalação de filial estrangeira, simplificando ainda mais o processo.

 

Uma outra mudança é a introdução do uso de Inteligência Artificial (IA) nas Juntas Comerciais. Essa inclusão servirá para melhorar a análise de cumprimento das formalidades legais, engajando o Ministério na adoção de tecnologias inovadoras e na transformação digital, de acordo com as diretrizes da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).

 

O objetivo dessas novas diretrizes é simplificar e modernizar os procedimentos adotados para o registro e a legalização de pessoas jurídicas, principalmente micro e pequenos empresários.

 

Essa iniciativa irá desburocratizar e agilizar os processos envolvendo o ambiente dos negócios e a Consyste está apta para lhe ajudar nesse novo ambiente de negócios.