O Brasil ainda vive um período em que startups e empresas do setor de inovação buscam se adequar a uma nova realidade. O segmento não deve voltar à aceleração do período da pandemia de Covid-19, mas alguns fatores podem indicar que o mercado de M&As pode voltar a crescer em 2023.
As fusões e aquisições já voltaram a se aquecer a partir do segundo trimestre de 2022 e, em um cenário de volatilidade econômica global – como a guerra entre Rússia e Ucrânia e de inflação -, os empresários europeus e americanos foram obrigados a descobrir fornecedores em novos mercados.
A busca de grandes players por aquisições de startups em mercados neutros no cenário mundial pode ser estratégica para as empresas brasileiras até porque os valores são mais baixos nessas transações o que funciona como atrativo e abrem espaço para setores como os de Internet, Software & IT Services e Saúde.
Os resultados dos investimentos vão depender da dinâmica externa, da inflação, das consequências da guerra na Ucrânia e da taxa brasileira de juros. Ainda assim, a abertura de capital no Brasil pode influenciar positivamente o volume de fusões e aquisições porque, com mais empresas capitalizando seus caixas com IPO, cresce a tendência de um direcionamento de investimentos para estratégias de crescimento por meio de aquisições.
Manter a gestão financeira, contábil, fiscal e tributária em dia é um ponto fundamental para as empresas que querem aproveitar oportunidades do mercado de M&A.
É preciso passar credibilidade para os investidores por meio de uma estrutura sólida de governança corporativa; ter um planejamento estratégico atualizado e integrado ao orçamento anual; elaborar indicadores de desempenho e relatórios financeiros confiáveis, apoiando a tomada de decisões por meio de uma controladoria eficiente; e apresentar planos de negócios, organização financeira, resultados e demonstrações trimestrais e anuais.
Saiba como a Consyste pode ajudar a sua empresa a estar preparada para ser mais assertiva na tomada de decisões além de estar preparada para eventuais oportunidades societárias que possam surgir.