Cada vez mais presente no cotidiano das empresas, a Inteligência Artificial (IA) está se mostrando como uma ferramenta poderosa para modernizar processos e otimizar o tempo dos profissionais da área contábil.
Essa tecnologia transforma a prestação das antigas tarefas manuais e demoradas em atividades de execução automatizada, permitindo que os profissionais contábeis se dediquem a atividades de maior valor agregado.
Outro ponto interessante é que a IA ajudar a reduzir erros e aumentar a precisão nas informações contábeis, contribuindo para a tomada de decisões mais assertivas.
Um exemplo de como a IA pode ser utilizada na contabilidade é a categorização de despesas e receitas. Tais classificações podem ocorrer automaticamente por meio de algoritmos ligados a cada tipo de transação financeira fazendo com que profissionais se dediquem a atividades estratégicas e que demanda análise sistêmica dos dados coletados e lançados.
Em relação a segurança, é possível identificar irregularidades pela análise de dados e identificação de padrões suspeitos o que garante maior proteção a empresa via emissão de alertas sobre possíveis fraudes.
Em que pese o avanço tecnológico, é importante lembrar que o medo e a insegurança de que as máquinas poderiam substituir o trabalho dos contadores se mostra injustificado.
A instituição desse novo cenário indica muito mais aprimoramento do que substituição. As habilidades e conhecimentos adquiridos são valores únicos e que são cruciais em tomadas de decisões, por exemplo.
Importante recordar que a avaliação de um especialista contábil sobre determinados dados leva em consideração as condições econômicas e fatores externos e tal julgamento aliado a estratégia para um negócio são ações que não podem ser substituídos.