Como organizar a empresa para despesas de fim de ano

Todo empresário precisa se preparar para as despesas que naturalmente surgem na virada de ano, como 13° salário, férias, redução (ou aumento) da demanda e, até mesmo, brindes comuns para a época. Assim, preparar a empresa para os gastos de fim de ano é essencial para manter a sustentabilidade do negócio.

 

Em relação ao 13° salário, por mais que ele possa se dividir em duas vezes, nem sempre esse fator diminui o impacto nas finanças o que pode acabar desequilibrando as contas. O ideal é contingenciar o valor para esse pagamento ao longo do ano.

 

O ideal é aproveitar as oportunidades que surgem durante os dez primeiros meses e estipular metas mensais de valores que devem ser guardados até o fim do ano sem causar problemas ao fluxo de caixa.

 

Essa estratégia de contingenciar também pode ser usada para o pagamento das férias dos funcionários e de qualquer outro benefício que é oferecido com o encerramento do ano, como participação nos lucros, bônus por produtividade e brindes.

 

O conselho é ter uma estimativa das entradas em caixa até o fim do ano e a programação de vendas para poder programar qual valor será guardado a cada mês. Com esses números em mãos, é possível planejar a reposição do estoque, a compra de matéria-prima e até a realização de promoções ao longo do ano.

 

Se as contas não baterem, o empresário pode pensar em pegar um empréstimo. Porém, é preciso ficar atento a alguns detalhes para não atrapalhar o bom andamento dos negócios. O principal fator nessa análise é se realmente o empréstimo vai ser necessário.

 

Outro ponto importante nesse processo de organização é a contabilidade. O empresário deve encarar o contador ou ainda seu sistema de ERP como um parceiro, especialmente nesse momento em que é necessário lançar mão de estratégias mais focadas em um certo período.

 

A organização das metas de arrecadação, obter a sua margem lucro para pensar em promoções e descontos passa por essas análises. Conheça as soluções que a Consyste proporciona a seus parceiros de negócios.