Os desafios do home office para empresas contábeis

Os desafios do home office para empresas contábeis

A modalidade de trabalho home office tornou-se a alternativa dos escritórios e empresas durante o período de isolamento ocorrido pela pandemia da Covid-19 para tocarem seus negócios, sendo inegável que uma das consequências do período posterior é sua adoção definitiva, uma vez que funcionou muito bem.

 

O confinamento forçado teve alguns desafios já superados, como a disponibilidade de equipamentos, a adaptação dos funcionários e o acesso à conexão de internet.

 

Com isso, este modelo de trabalho permite a flexibilidade de horário sem demorados deslocamentos, mais conforto na medida em que há possibilidade de gerenciar os intervalos de descanso com mais qualidade, otimizando o trabalho e ganhando em produtividade com menos custos.

 

Contudo, ainda existem desvantagens e desafios a serem avaliados. A produtividade dos colaboradores, por exemplo, depende da forma como este se organiza e prepara o próprio ambiente de trabalho, o que não poderá ter a supervisão da empresa no novo modelo.

 

Não caberá à empresa, ainda, definir as prioridades sendo perdida, salvo algumas reuniões online, a atualização em tempo real de todos os componentes de uma equipe sobre a situação de um trabalho ou da importância de se eleger algumas prioridades em determinado trabalho.

 

Outro desafio é a retenção de talentos. Os desafios de um contador que quer ganhar espaço no mercado de trabalho e ter sucesso na carreira atuando em home office passa por buscar constantes atualizações das normas legais ou dos sistemas do Fisco e demonstrar esta evolução, o que exige na forma remota outro tipo de análise pelos líderes.

 

Por fim, é inegável a importância de modernizar sua prestação de serviços para aumentar a produtividade via ferramentas digitais e tecnológicas que auxiliam na gestão e contribuem para o contador agilizar e simplificar as tarefas do seu dia a dia. Conheça as soluções da Consyste e veja como podemos apoiar a sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *