O grande desafio do mercado de atendimento aos clientes no Brasil é consolidar processos, capacitar equipes e melhorar a produtividade. Não se trata mais de estruturar o setor, mas de evoluir, na direção apontada pelos consumidores que esperam respostas rápidas, precisas e coerentes por diferentes canais e sem a necessidade de repassar todas as informações a cada novo contato.
Em uma escala de problemas mais graves a serem resolvidos salta na liderança o aprimoramento da gestão de demandas internas, problema este que pode barrar avanços no negócio ao desvirtuar o processo de crescimento no mercado além de ignorar etapas importantes na missão de fornecer ótimas experiências ao consumidor.
O segundo desafio é a falta de integração dos chamados de atendimento originários de diferentes sistemas. Nestes tempos de comunicação multicanal, os consumidores querem entrar em contato com o atendimento das marcas de diversas maneiras sem ter que repetir todas as informações a cada novo contato.
A terceira maior dificuldade apontada é a ausência de integração e automatização dos tíquetes. Afinal, rotinas automatizadas eliminam retrabalho, reduzem erros humanos e dão mais tempo para a equipe se dedicar ao que realmente importa: a resolução de problemas complexos e atendimento empático para satisfazer e manter o consumidor.
Solucionar esses pontos atinge a necessidade do consumidor e o poder deste, antes restrito a um círculo pequeno, atualmente pode atingir milhares ou até milhões de pessoas pelo mundo afora. Lembre-se que satisfazer seus clientes significa agregar valor ao seu negócio e nutrir um relacionamento de qualidade com sua carteira.