Especialistas apontam tecnologias que ajudam setor contábil a ser mais estratégico

A demanda por profissionais no setor contábil mais alinhados à transformação digital é crescente tanto por parte dos clientes, quanto dos próprios contabilistas.

 

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, 63% dos empresários buscam contadores mais proativos em relação à tecnologia e querem maior agilidade na entrega dos serviços. Diante desse cenário, é oportuno compartilhar as tendências em tecnologia para o segmento e como elas impactam o dia a dia de trabalho.

 

Nos departamentos financeiros de grandes empresas há demanda por entregas ágeis. O desafio, porém, está no alto volume de dados administrados pelo setor. Uma das soluções para evitar que profissionais percam tempo em atividades manuais e exponham a corporação a erros, é investir em plataformas de automação de análises financeiras.

 

Empresas especializadas atuam na transformação de dados para análise e, por meio de uma plataforma, o cliente otimiza a preparação de dados, automatiza o processo de reconciliação de transações, identifica inconsistências e centraliza o fechamento contábil.

 

A automatização desses processos faz com que o profissional ganhe tempo para atuar de forma mais estratégica, contribuindo com análises, e não apenas preso em atividades repetitivas.

 

Outro ponto bastante interessante é o exponencial aumento da demanda por Business Process Outsourcing (BPO). A tendência é a terceirização de processos no segmento contábil aliando tecnologias como ERPs, computação em nuvem, inteligência artificial (IA) e automação de processos.

 

Com isso, o contador ou setor contábil mesmo que terceirizado executa as atividades relacionadas ao cumprimento das obrigações acessórias diretamente no ERP, deixando de redigitar ou ficar importando arquivos. O sistema de gestão integra e automatiza todas as áreas da companhia, evitando erros no processo de importação dos dados. A robotização das tarefas operacionais, que demandam um grande volume de informações, como os dados informados no SPED, permite aos profissionais contábeis assumirem um papel mais estratégico dentro das organizações.

 

Dada a complexidade das obrigações fiscais e grande volume de envio de informação ao Fisco, é recomendado que, antes da escolha de um ERP, se verifique se o sistema está totalmente adaptado e atualizado para o cumprimento da legislação fiscal e tributária.

 

Assim, os profissionais contábeis assumem papel mais estratégico dentro das organizações. Conheça as soluções que a Consyste apresenta para seus clientes e profissionais da área e que tem sido percebidas como fator decisivo para melhores entregas.