Entenda como consultar se a sua empresa é uma das cerca de 250 mil que estão com débitos de FGTS
É sabido que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito assegurado aos trabalhadores no Brasil que deve ser depositado pelos empregadores até o dia 20 de cada mês.
No entanto, em algumas situações, as empresas deixam de cumprir essa obrigação, resultando em débitos de FGTS. É fundamental verificar regularmente a situação da empresa.
Para realizar a consulta de regularidade do FGTS, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal, ir até a seção “Para sua Empresa”, clicar em “Pagamento de FGTS” e clicar em “Consulta CRF”.
Ao clicar na opção de consulta, você será redirecionado para uma página onde deverá fornecer alguns dados, como tipo de inscrição, número de inscrição e Estado, presentes nos documentos relacionados à empresa.
Para obter a regularidade perante o órgão, a empresa precisa manter em dia os aspectos financeiros, cadastrais e operacionais junto à Caixa, cumprir com o pagamento das contribuições sociais estabelecidas pela Lei Complementar nº 110/2001 e se manter em dia com empréstimos feitos junto ao FGTS.
A ausência da Certidão de Regularidade do FGTS pode acarretar diversas consequências para empresas tais como restrições em licitações e contratos públicos, dificuldade na obtenção de empréstimos e financiamentos, problemas trabalhistas e legais, entre outros.