Desorganização pode levar empresas a perderem milhões todos os anos

Em uma empresa, a falta de controle efetivo dos documentos fiscais pode levar a prejuízos anuais bilionários.

 

Além de companhias de grande porte deixarem de recuperar R$ 289 bilhões em impostos pagos indevidamente, a perda de documentos XML’s acarreta em muitas multas aplicadas pelo fisco.

 

Além da empresa ficar exposta às autuações, poderá pagar multas que podem ultrapassar mil reais por documento perdido. Com o avanço da Reforma Tributária, o temor pelas multas e o senso de oportunidade por uma possível recuperação de tributos pagos indevidamente aumentam.

 

Empresas com faturamento alto deixam de recuperar milhões em impostos pagos indevidamente sendo que tais recursos poderiam fortalecer o caixa ou serem utilizados para investimentos.

 

Os cinco tipos de documentos XML’s mais comuns de extravio são: Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e-Sat), Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) , Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).

 

A recuperação dos arquivos XML pode ser providenciada por um software ou um sistema específico. Algumas secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) tem serviços para consulta das notas fiscais eletrônicas com a possibilidade de baixar nota por nota manualmente.

 

A urgência dos gestores leva ao aumento da demanda por soluções tecnológicas, ainda mais que perto da aprovação da reforma tributária. Conte com a Consyste para ajudar a sua empresa a avançar nos controles necessários para o seu negócio.