Como resolver sua dificuldade de controle da inadimplência

Praticamente toda a empresa já teve, ou terá, algum problema com aqueles clientes que demoram para pagar, ou simplesmente, não pagam. Quando isso ocorre é necessário ter o controle da inadimplência.

 

Sem entrar em termos técnicos, o controle de inadimplência é uma ferramenta para se ter um controle dos clientes inadimplentes, aqueles que estão devendo para a empresa.

 

Ter o gerenciamento desses clientes é muito importante para manter o fluxo de caixa, que pode ser prejudicado quando o controle de inadimplência, atrapalhando futuras estratégias da empresa que necessitem de capital.

 

Esse problema também acaba entrando em outras questões, como socioeconômicos, por exemplo. Quanto pior a situação financeira do país, mais comum se torna os clientes devedores, atrapalhando o pagamento das suas dívidas.

 

Para controlar a inadimplência, existem alguns bons comportamentos. Mesmo que o cliente esteja com muitas dívidas, ele merece um tratamento decente sendo importante manter a boa comunicação.

 

Às vezes, o atraso no pagamento não ocorre por problema financeiro, mas ele simplesmente esqueceu dessa dívida. Desenvolver um método de notificação para lembrar o cliente sobre a dívida pode ser bastante eficaz.

 

Para ter um bom controle da inadimplência é preciso saber quem são os devedores e os valores das dívidas. Muitas empresas têm dificuldade nessa parte, e acabam se perdendo.

 

Por fim, caso a sua empresa esteja com dificuldades de controlar a inadimplência, a terceirização do setor financeiro pode ser a solução garantido maior controle desta função.