Inegavelmente, é uma tarefa bastante árdua gerir um negócio que precisa ter visão estratégica para obter os melhores resultados com os recursos disponíveis. A negociação com os fornecedores é importante estratégia para obter os melhores resultados.
Um dos principais desafios do varejista, a questão do abastecimento exige estudo de logística e planejamento apurado: oferecer produtos diversificados e de boa qualidade exige negociação com os fornecedores e pode resultar em ganho competitivo para se definir o valor de venda das mercadorias.
Nessa negociação devem ser considerados fatores importantes como preços, prazos de entrega, forma de faturamento, flexibilidade do fornecedor para renegociações e entregas pontuais para que seja possível viabilizar a manutenção de estoques em quantidades ideais.
A negociação é um processo conflituoso porque envolve divergências de interesses. Por isso, é preciso preparar bem o negociador na empresa com algumas orientações que o ajudem a ser bem sucedido. Abaixo algumas diretrizes:
- Conhecer todos os pontos envolvidos na negociação;
- Analisar a estratégia e fazer um planejamento antes da negociação;
- Avaliar as características pessoais e técnicas do fornecedor-negociador, identificando potencialidades e pontos fracos;
- Ouvir a proposta completa sem interrupções;
- Destacar seus pontos positivos e seu prazo de recebimento junto aos seus clientes expondo suas dificuldades;
- Facilitar o entendimento de sua proposta;
- Sinalizar seus limites e possibilidades, definindo os limites mínimos e máximos que a empresa pode aceitar e fazer uma oferta final;
Seguir essas diretrizes, em especial em relação às negociações da empresa, é um importante passo para obter um diferencial competitivo de preços, sem comprometer a saúde financeira da empresa a médio e longo prazo, além de estreitar a relação entre seus fornecedores.