Sabemos que a infraestrutura e a quantidade de colaboradores nas empresas de pequeno porte são enxutas. Por isso, na maioria das vezes, o gestor do negócio se responsabilize, também, pelo controle financeiro e fiscal.

É comum acontecerem erros na gestão de documentos como: Notas Fiscais (NF-e), Notas Fiscais de Serviço (NFS-e), Conhecimentos de Transporte (CT-e), entre outros. Erros de preenchimento, perda de prazos de envio e outras falhas operacionais podem expor a empresa a multas, penalidades e diversos tipos de prejuízos com fornecedores, clientes ou com a própria Receita Federal.

Trazemos a seguir 5 ótimas dicas para ajustar o controle de seus documentos fiscais eletrônicos: 

  1. Organização

Organize seus documentos catalogando de acordo com a data de emissão ou recebimento. Esse é um critério muito comum para qualquer tipo de auditoria ou autuação;

  1. Centralização

Defina um ou mais responsáveis pelo controle e recebimento dos documentos da empresa;

  1. Autenticidade

Verificar a autenticidade do documento recebido é imprescindível para empresa. Sem isso, você e sua equipe poderão envolver-se em operações não formalizadas, que podem acarretar em penalidades futuras;

  1. Prazos

Fique atento aos prazos para emissão e cancelamento dos documentos;

  1. Automatização

Atualmente existem ferramentas digitais acessíveis para todos, para praticamente qualquer serviço ou necessidade, e na gestão de documentos fiscais eletrônicos não é diferente! Busque soluções modernas e automatizadas para aumentar a eficiência e compliance de sua empresa.

Na Consyste, você pequeno empreendedor ou integrante de um time de uma empresa de grande porte, pode otimizar sua rotina de emissão e gerenciamento de documentos fiscais eletrônicos!

Quer saber como? Entre em contato conosco e deixe-nos apresentar a forma mais eficiente de trabalhar com seus documentos.